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Atendimento acolhedor: Conheça a iniciativa do Instituto Presbiteriano Mackenzie

Atendimento humanizado e inovador: Entenda mais sobre a iniciativa do Instituto Presbiteriano Mackenzie no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, cliente Senior Curitiba.

Atendimento acolhedor: Conheça a iniciativa do Instituto Presbiteriano Mackenzie

Localizado na cidade de Curitiba, o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie é um hospital geral e de alta complexidade. Lá, são realizados mais de um milhão de atendimentos e procedimentos por ano nas mais diversas especialidades. Na capital paranaense, o hospital é referência no Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente em casos de Urgência e Emergência, queimaduras e gestão de alto risco.

O Hospital é resultado de uma ação filantrópica consolidada e através de técnicas avançadas e profissionais capacitados, a organização busca promover melhorias diariamente na qualidade de vida das pessoas.

Conheça a iniciativa

Atender ao próximo de forma inclusiva e inovadora.

É esse mindset que o Instituto Presbiteriano Mackenzie trouxe para o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie. Um mindset que não surgiu nem há um ou dois anos, e sim os seguem desde 1870, fazendo parte de toda a história centenária Mackenzie.  

Embasados em uma premissa confessional voltada à fé e prática das escrituras bíblicas, tal como em seu código de conduta e ética, o hospital traz para o dia a dia de seus pacientes e colaboradores seu maior valor; um atendimento de qualidade à comunidade. Sua forma de atender e acolher de forma próxima e humanizada engloba todas as pessoas, e na medida das necessidades e condições, o hospital ajuda cada uma dessas pessoas, sem qualquer seletividade.

Por que a iniciativa do Instituto é importante para as empresas?

O hospital conta com uma formação de atendimento onde 95% representa atendimento através do SUS, e uma das prioridades da organização é unir esforços para esse atendimento não ser diferente de atendimentos feitos através de convênios, visando um atendimento inclusivo, humanizado e justo para todos.

Não somente, mas principalmente no setor da saúde, essa humanização colocada em prática nas ações do Hospital Mackenzie é essencial porque reflete no aumento da eficácia do tratamento e satisfação dos pacientes, que por sua vez, passam a ter um olhar diferenciado para a sua organização ao se sentir acolhido.

Algo muito válido de se lembrar em todas as empresas é a importância de trazer os valores no nosso dia a dia. O hospital compreende que esses princípios devem ser seu guia e direcionamento, e que seus valores não devem se manter em uma verbalização, e sim, devem ser colocadas diariamente em prática através de suas atitudes e decisões.

“Nós temos nosso código de conduta e ética. O atendimento humanizado a pacientes e colaboradores é um dos primeiros tópicos. A bíblia é nossa regra de fé e prática, seguimos essa confessionalidade e traduzimos em ação, não apenas em verbalização” – Acrescenta Claudio Morais, diretor de RH do Hospital Mackenzie.

Projeto SAH: A tarefa de cuidar de quem cuida.

Quando falamos em humanizar o atendimento ao cliente, estamos falando também da humanização dentro da organização, voltado aos clientes internos, ou seja, o capital ativo mais importante da empresa.

Ao notar uma necessidade da organização de se voltar mais aos colaboradores, além disso, ao perceber uma nova oportunidade de colocar em prática as premissas fundamentais do Instituto, a organização fundou o projeto Serviço de Atendimento e Humanização (SAH).

Muitos colaboradores, assim como pacientes, também passam dificuldades pessoais como angústias e depressões. É com esse pensamento que o projeto nasceu, com esse mesmo olhar acolhedor e humanizado ao paciente, trazendo atendimentos à saúde mental, emocional e física dos colaboradores dentro do Hospital.

Em 2020, o hospital participou da premiação da Federação dos Hospitais Filantrópicos (FEMIPA) e foi premiada com uma das melhores práticas de RH dentro do estado do Paraná.

Além disso, o projeto não caminha sozinho. A ação também é praticada junto à Medicina de Trabalho; que se preocupa com a promoção da saúde física, e junto à Capelania; que traz apoio espiritual a pacientes e colaboradores, quando for o caso.

Qualidade de atendimento e o sentimento de pertencer

Quando pensamos em qualidade no atendimento, não se pode deixar de lado tudo que engloba um atendimento. O Hospital Mackenzie une esforços para trazer esse melhor acolhimento da população – seja ela um paciente ou mesmo um colaborador – em todo o processo de sua estada nas dependências, visando fazê-los sentir pertencer. Melhorias estão sendo feitas na estrutura física também, a fim de proporcionar locais adequados para quem espera atendimento. O pronto socorro, por exemplo, foi reformado para que o Hospital conseguisse trazer um ambiente mais cômodo à comunidade.

Ainda olhando para a população enquanto pacientes e colaboradores, vale se questionar se o atendimento de determinada organização não está sendo afetado por colaboradores desmotivados ou insatisfeitos. O Hospital compreende que o bem-estar desses colaboradores está intimamente ligada ao bom atendimento do paciente no hospital.  É através do projeto SAH que essa dor é sanada, trazendo ainda mais resultados de um atendimento de qualidade.

Resultados do Instituto

No projeto SAH, o Hospital passou a acolher e cuidar de seus colaboradores em suas mais variadas dificuldades, o que leva a organização a um grande êxito, tanto na questão de bons resultados em termos de qualidade de atendimento, quanto à pacientes mais satisfeitos pelo sentimento de pertencer.

“Não podemos, em nossa mentalidade, colocar um colaborador para prestar um atendimento se ele não estiver devidamente acolhido e equilibrado para cuidar deste paciente.” – Claudio Morais, diretor de RH do Hospital Mackenzie.

Com o pensamento de que um colaborador não devidamente cuidado e equilibrado precisa de um atendimento antes mesmo de atender qualquer paciente, o Hospital promove um ambiente mais saudável, trazendo uma série de benefícios como colaboradores mais engajados e satisfeitos; aumento na retenção de talentos; equipes mais inovadoras, criativas, colaborativas e produtivas; e pacientes cada vez mais satisfeitos, entre outros benefícios.

O Hospital Mackenzie, parceiro Senior Curitiba, traz um grande case de êxito para empresas, especialmente no ramo da saúde. Ações de promover um clima organizacional saudável no Hospital e traduzir valores importantes certamente provém da união de investimentos e esforços na parte estratégica do RH. Para isso, usar a tecnologia ao seu favor tornou-se tão essencial.

Com o HCM da Senior, a empresa consegue otimizar processos operacionais dentro do RH e promover ações como essas. Saiba mais sobre a solução.

“Me sinto privilegiado por ter o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie na minha carteira de clientes. É muito gratificante trabalhar com instituições que possuem propósitos humanitários e que realmente se preocupam em fazer deles uma prática no seu dia a dia. Sinto que faço parte desta grande obra apoiando o RH a sempre otimizar seus resultados.” Maikon Fernandes Rocha

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