O desenvolvimento de pessoas é uma das grandes apostas estratégicas da área de Recursos Humanos no mundo todo. O impacto esperado é tornar os times mais eficientes e assertivos, o que por consequência reflete nas relações e processos. É comprovadamente que o desenvolvimento dos profissionais gera muitos resultados positivos e eficazes, porém ainda possui algumas lacunas nessa estratégia, como por exemplo: de quem é a responsabilidade sobre o desenvolvimento e como atingir o resultado esperado?
Geralmente os representantes de RH são responsabilizados pelo desenvolvimento da organização e cobrados pelo resultado. O fato é, que não se desenvolve quem não quer se desenvolver, existem três partes responsáveis pelo desenvolvimento:
1) O RH que deve estimular, facilitar, criar políticas e comunicar as expectativas da empresa.
2) Os líderes que por sua vez devem possibilitar, fazer trocas de experiências, dialogar e incentivar a melhoria de mindset dos colaboradores.
3) E finalmente, o colaborador que é o grande protagonista do processo, ele precisa sentir vontade de se capacitar ou se atualizar: sobre si e sobre o que faz, ele deve entender o que se espera da sua atuação e onde pode chegar.
Este não é um processo isolado e todos precisam compartilhar do desejo de querer o desenvolvimento. Se o RH facilita, o líder possibilita e o colaborador faz. Fica claro que o sucesso depende desses três pilares que devem estar intrinsecamente sincronizados, atuando de forma colaborativa, compartilhando expectativas, tendo entendimento das entregas do negócio e quais as estratégias que viabilizarão todo esse cenário. Qualquer quebra nessa relação, gera o risco do não atingimento dos resultados da organização.
Desenvolver pessoas é um processo imbuído de muito querer e diálogo. É fundamental para o engajamento, que cada um tenha consciência de qual é a sua contribuição no desenvolvimento do outro e que para o ser humano perceber o resultado do seu trabalho é altamente motivador!
* Ana Wolfram - HR Business Partner