Se existe uma certeza que 2020 nos trouxe no âmbito corporativo, foi que o mercado precisa se reinventar. As empresas estão cada vez mais procurando maneiras de unir as atividades do seu negócio às novas estratégias que as levam a cumprir suas metas.
O RH não foge disso. Na verdade, a área de Recursos Humanos é uma das áreas que mais se reinventou desde março de 2020. Home office, controle de jornada, ponto digital; inúmeros fatores mudaram o dia a dia do profissional de RH, o que nos leva para o conceito de RH 4.0. Um RH digital, descentralizado e focado no capital mais precioso de uma empresa, pessoas.
Ainda assim, muitas empresas estão tendo dificuldade de acompanhar tantas mudanças. Pesquisas indicam que, globalmente, apenas 40% dos líderes de RH têm um plano definido de inovação. Apesar de 70% reconhecerem a necessidade de uma transformação da força de trabalho, apenas 37% estão muito seguros sobre a capacidade de modificar a área de RH.
Separamos um conteúdo que irá esclarecer a diferença entre RH operacional e RH estratégico. Mas, primeiro, vamos nos contextualizar com o conceito de cada um.
O que é RH Operacional?
O RH operacional é o antigo Departamento Pessoal. O modelo mais tradicional de Gestão de Recursos Humano. Suas funções vão desde questões de recrutamento e seleção, até folha de pagamento e treinamentos. Seu nome já carrega a palavra operacional, então é fácil de lembrar, um RH operacional é um RH que operacionaliza processos.
O que é RH estratégico?
O RH estratégico busca resultados e mensura indicadores. Suas ações são baseadas no entendimento e atendimento às necessidades da empresa e pessoas. Ou seja, o RH estratégico tem uma visão mais ampla do negócio como um todo, não se limitando ao seu departamento.
Diferença entre ambos
Foco nas pessoas
Se sua empresa possui apenas um RH operacional, provavelmente ele não tem tempo para focar nas pessoas. Muitos profissionais e grandes talentos optam por empresas que prezam por um bom clima organizacional dentro do ambiente de trabalho. No RH estratégico, os profissionais recebem foco e percebem um fortalecimento nas relações organizacionais internas.
Estratégia e mais estratégia.
O RH estratégico tem um foco maior na parte estratégica da empresa, diferente do RH operacional. A partir do momento que ambas as visões trabalham como um time, o RH se integra aos objetivos da empresa, levando em conta o cenário do mercado atual e relacionando-se com as pessoas que trabalham na empresa.
Comunicação
A comunicação se torna mais horizontal no RH estratégico. Hoje, comunicações verticais e autoritárias são vistas como algo prejudicial para o desempenho da empresa. A comunicação interna sem verticalizações e estruturas hierárquicas se tornou um dos destaques no RH estratégico.
Cultura da Inovação
O RH estratégico possui a cultura da inovação, ou seja, um hábito de trazer a inovação para o seu dia a dia. Profissionais de RH perceberam que, diante de tantas mudanças, é necessário aprender a se adaptar com rapidez. A Cultura da Inovação auxilia as áreas nessa adaptação com maior facilidade. E agrega a empresas uma forma de pensar mais diversificada e inovadora.
Agora que você já entende a diferença, precisamos ter em mente que o RH operacional, por mais que não impacte tanto quanto o estratégico ou que muitas vezes não está alinhado com as metas da empresa, precisa ser lembrando. Ambas as modalidades se complementam e podem, sim, andar juntas.
Atualmente, existe muitas opções de softwares para descentralizar e automatizar o RH, viabilizando mais tempo para a parte estratégica da área. Muitas empresas já estão aderindo ao RH 4.0 e trazendo tecnologia para seu negócio.
Se você ainda não automatizou o seu RH ou quer focar no seu RH estratégico, saiba mais sobre nosso software de Gestão de Pessoas ou nos contate.