Antes de mais nada; sim, caracterizar e mensurar uma equipe de alta performance pode ser um desafio e tanto.
Mas para facilitar esse processo, vou te ajudar a lembrar daqueles trabalhos de grupo que você fazia no tempo da escola ou faculdade, onde todos os participantes traziam suas partes prontas e o trabalho era entregue como um verdadeiro retalho desalinhado.
A não ser que fosse a proposta de um trabalho de artes, esse tipo de método de “trabalho em equipe” nunca foi dos mais assertivos, não é?
Então, vamos começar entendendo que uma equipe de alta performance é o extremo oposto desses grupos dos retalhos da época da escola. Este já é um bom começo.
O que é (de verdade) uma equipe de alta performance?
O termo é comumente utilizado no mercado para referenciar colaboradores que possuem as mais diversas competências e habilidades e as utilizam para complementar o grupo onde está inserido.
Essencialmente, as equipes são sintonizadas e buscam por um objetivo comum que envolve a garantia e/ou sustentação de resultados assertivos para o negócio.
Quais são as características?
As equipes de alta performance possuem um alto desempenho em suas atividades, contudo, para mantê-los engajados e motivados, é necessário entender um pouco mais sobre suas particularidades.
Autogerência
Adotar uma postura, de forma proativa, quanto à gestão do seu desenvolvimento, é uma das principais características de um colaborador de alta performance. Isto é, por conta, ele é capaz de se autogerenciar e definir objetivos para seu autodesenvolvimento.
Multidisciplinar
A diversidade de habilidades e conhecimentos que um colaborador possui pode contribuir e complementar quando focadas no objetivo comum da equipe. Essa característica traz um equilíbrio entre as habilidades individuais de cada membro para que toda equipe trabalhe de forma coletiva.
Pensam à frente
Outra característica que se destaca é o fato de serem visionárias e pensarem sempre à frente. Desta forma, a equipe possui a capacidade de se antecipar e prever problemas que possam comprometer o desempenho coletivo.
Comunicação
A comunicação em equipe é importante para o desenvolvimento de um bom trabalho em qualquer área. E, claro, não poderia ser diferente dentro de equipes de alto desempenho. Aqui, a comunicação é transparente e honesta, o que impacta diretamente no rendimento e resultados do negócio.
A cultura do feedback pode ajudar na eficácia da comunicação e trocas de experiência, sendo uma prática comum dentro dessas equipes.
Saberes compartilhados
Se o mercado é competitivo, a equipe – enquanto equipe – é a exceção.
Quando o grupo busca um objetivo comum, há pouco espaço para perfis que se fecham em suas próprias tarefas e objetivos. Essencialmente, o trabalho é realizado de forma integrada e colaborativa, onde todos possam ter a oportunidade de colocar suas ideias e saberes.
E como desenvolvê-las?
Se você busca esses perfis é necessário entender que uma liderança é fundamental. Isto porque uma liderança exerce um papel essencial para as equipes, que é principalmente criar uma sinergia e mantê-los engajados.
Além disso, a equipe precisa ter seus objetivos claros e definidos. Até porque, pouco adianta tanto potencial se estiverem navegando para o lado errado. É preciso garantir que todos na equipe compreenda seus papéis e objetivos dentro do projeto.
O ambiente de trabalho é crucial para essas equipes. Ao incentivar boas práticas como a empatia e a confiança mútua, os membros se sentem mais à vontade para compartilhar suas ideias e conhecimentos. Isso é muito importante porque, naturalmente, saberes podem se colidir, e é preciso que todos estejam preparados para lidar com isso da forma mais saudável possível.
Um RH mais estratégico
Não há uma fórmula imbatível para manter uma alta performance na sua equipe, até porque, diversos fatores dependem muito do grau de maturidade das lideranças e do departamento de gestão de pessoas do seu negócio.
Mas, com certeza, há soluções que facilitam e simplificam o caminho; contando com uma tecnologia de ponta, por exemplo, você poderá reinventar e potencializar sua equipe, abrindo maiores espaços para os profissionais atuarem e explorarem os talentos que têm a oferecer para o seu negócio.
Neste momento, o departamento de gestão de pessoas pode ser a grande peça-chave para reter grandes talentos e incentivar uma alta performance em sua equipe. Se isso não ocorre atualmente, o setor pode estar preso às atividades operacionais.
Com uso da tecnologia, inteligência artificial e bots integrados, você e a sua equipe respiram inovação e podem se dedicar a estratégia do negócio. Priorize a estratégia do seu negócio e automatize seu RH.