549 visualizações

[E-book] O que considerar na hora de escolher o seu ERP?

[E-book] O que considerar na hora de escolher o seu ERP?

Em um mundo cada vez mais digital e interconectado, a capacidade de adaptar e inovar é fundamental para o sucesso das empresas.

E para isso que estamos aqui; para mergulhar a fundo no processo de escolha de um sistema de gestão, destacando os fatores mais essenciais a serem considerados ao tomar essa decisão estratégica. Boa leitura!

O que analisar ao escolher o ERP?

A escolha de um sistema ERP é uma decisão crítica para qualquer empresa, independentemente do tamanho ou setor.

Existem vários fatores que devem ser cuidadosamente analisados antes de tomar essa decisão. Aqui estão 7 dos principais fatores a serem considerados:

Escopo e Funcionalidades

Verifique se o ERP oferece as funcionalidades necessárias para gerenciar todos os aspectos do seu negócio, como contabilidade, gestão de estoque, recursos humanos, produção, vendas, compras etc. Certifique também de que ele pode ser personalizado ou configurado para atender às suas necessidades específicas.

Integração 

Verifique se o ERP pode ser facilmente integrado com outros sistemas que sua empresa já utiliza, como sistemas de CRM, sistemas de e-commerce, bancos de dados etc. A integração eficiente pode melhorar significativamente a eficácia do ERP.

Escalabilidade

Considere a capacidade do ERP de crescer com o seu negócio. Se certifique de que ele seja escalável o suficiente para lidar com um aumento no volume de operações e usuários.

Segurança de Dados

Avalie as medidas de segurança do ERP para proteger os dados da sua empresa. Além disso, se certifique de que ele esteja em conformidade com regulamentações relevantes.

Avaliação de Demonstração

Antes de tomar uma decisão final, solicite uma demonstração do software e teste com cenários reais da sua empresa para ter certeza de que atende às suas expectativas.

Avaliação de Usuários Finais

Consulte os usuários finais que precisarão usar o ERP. Suas opiniões e feedback são valiosos para garantir uma adoção bem-sucedida.

Riscos e Benefícios

Avalie os riscos e benefícios do ERP em relação às suas metas de negócios. Se certifique de que os benefícios superem os riscos envolvidos na implementação.

Os fatores mais importantes que podem impactar a operação

Existem vários sistemas utilizados na gestão de empresas e, muitas vezes, as que ainda não adotaram um software ERP acabam precisando de vários softwares para garantir visibilidade de todas as frentes de negócio.

Ou seja, os responsáveis pela gestão precisam navegar entre diferentes programas, coletando informações de vários painéis para, só então, analisar os dados e tomar decisões.

Qual a consequência disso? Neste cenário, as informações se perdem e os dados copiados podem ser utilizados de forma errada. Resumindo: dor de cabeça e tempo gasto para localizar um problema (que poderia facilmente ser evitado).

Um dos atributos que faz dele um sistema robusto é a possibilidade de inserir módulos que melhor funcionam no seu dia a dia e que auxiliem na gestão do seu negócio. Assim a empresa consegue facilitar o fluxo de informação interno, rodando o sistema em todos os departamentos

Você conhece o ERP Senior? É um sistema de Gestão Empresarial desenvolvido para auxiliar e potencializar a gestão da sua empresa.

Imagina só poder contar com um ERP robusto para faciliar seu dia a dia diminuindo processos, agilizando tomadas de decisão e gerando resultados precisos.

Se aprofunde mais com o nosso e-book gratuito “O que considerar na hora de escolher o seu ERP?” e entenda a fundo os impactos da implantação de um software de gestão empresarial no seu negócio.

Entre em contato